Dia Internacional em Memória do Desastre de Chernobyl

O Mundo assinala esta sexta-feira [26.04.2024], o Dia Internacional em Memória do Desastre de Chernobyl, instituído através da resolução 45/190 da Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas, a 21 de Dezembro de 1990.

Em 1986 ocorre o maior acidente nuclear da história em virtude da explosão de um dos reactores da Usina Nuclear de Chernobyl, localizada no norte da Ucrânia, resultado de uma sucessão de erros humanos e de violações de procedimentos de segurança.

A data é lembrada com o objectivo de se preservar a memória das vítimas desse desastre de proporções intercontinentais e alertar para os perigos do uso de uma tecnologia tão instável quanto a nuclear capaz de projectar partículas radioactivas na atmosfera.

Para o caso de Chernobyl, o problema causou a contaminação de biomas e a morte de espécies animais e vegetais.

De igual modo, a data pretende destacar o trabalho desenvolvido pela Organização das Nações Unidas e por outras instituições governamentais e não-governamentais nas áreas de reabilitação, segurança nuclear, saúde, ambiente, segurança alimentar e informação.

Na época, uma das consequências do desastre, foram os altos níveis de radiação em locais como Polônia, Áustria, Suécia, Bielorrússia e até locais muito distantes, como Reino Unido, Estados Unidos e Canadá.

Os primeiros a alertarem a Comunidade Internacional de que algo havia acontecido na União Soviética foram os suecos. Os questionamentos realizados ao governo soviético levaram-no a admitir que o acidente havia acontecido no dia 28 de Abril.

O número de vítimas até hoje é incerto. Além disso, foi apontado posteriormente que os reactores RBMK (usados em Chernobyl e em outras usinas soviéticas) tinham um grave erro no seu projecto, o qual permitiu que o acidente acontecesse.

Previous Dia Mundial da Propriedade Intelectual

Newsletter

Preencha o formulário abaixo e subscreva a nossa Newsletter.

Copyright ©️ 2024 Órgãos de Apoio ao Vice-Presidente da República (OAVPR) | Todos os direitos reservados